terça-feira, 31 de agosto de 2010

Santa Cristina Antinori 2006


Vinho : Santa Cristina
Tipo : Tinto Seco
Safra : 2006
País : Itália
Região : Toscana
Produtor : Vinícola Marchesi Antinori
Castas: 90% Sangiovese, 10% Merlot.
Graduação : 12,5%
Onde Comprar : Expand Fortaleza
Preço : R$ 55,00

             Este vinho da Toscana foi pra min uma grande surpresa. Não acreditava que um vinho italiano com esse preço fosse agradar tanto. É difícil encontrar um exemplar italiano com essa qualidade e com esse preço. Confesso que escolhi esse vinho muito mais pelo produtor, pois mesmo barato, teria a qualidade de um Antinori. Barato eu me refiro para um vinho italiano.
             Cor vermelho rubi com halo terracota, lágrimas abundantes e lentas. Aromas de café, tabaco, terra molhada, estábulo e frutas vermelhas maduras. Na boca, elegante, macio, acidez equilibrada, final longo e retrogosto persistente. Nota-se muito pouco o álcool e seus taninos são bem macios, o que torna esse vinho muito agradável.
             Tomamos esse exemplar italiano no restaurante Boi Preto em Fortaleza e harmonizamos com uma suculenta picanha,  com pernil e carré de carneiro. Achei o carneiro um pouco forte para o vinho mas a picanha mau passada foi perfeita. Tudo isso na companhia do meu grande amigo Flávio Leitão Filho, que não é muito de vinho, mas adorou o Santa Cristina. Acho que ele vai muito bem com uma massa ao sugo também.
              Santa Cristina Antinori 2006, muito bom custo benefício, excelente qualidade, mais uma prova que pra se tomar grandes vinho muitas vezes não precisamos gastar fortunas.
PS. No Boi Preto custou R$ 100,00.
              

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também considero esse vinho um achado. Meu primeiro contato com ele foi empório segatto, comendo uma deliciosa massa. Harmonia completa. Meu vinho predileto. Ele tem uma elegância mineral e fresca que, nem precisa dizer, tem que ser apreciada em uma taça de cristal bem fino. Uma pergunta? O 2006 é a melhor safra dele?

Anônimo disse...

Não tive a oportunidade de tomar um Santa Cristina, safra 2006. Tomei um, safra 2007, acompanhando uma suculeta picanha magra. Achei perfeito. Também meu vinho preferido.

Postar um comentário