quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Degustação com o enólgo português Paulo Laureano.


      Na última terça-feira (10.08.10), a confraria das terças se fez presente na degustação no restaurante João do bacalhau. Na ocasião, o enólogo Paulo Laureano, apresentou 04 vinhos da sua vinícola, Paulo Laureano Vinus.
       A Paulo Laureano Vinus é um projeto familiar que teve início em 1999, com uma pequena vinha junto a Évora e que assumiu um maior impacto a partir de 2006 com a aquisição de 75 hectares de vinhedos no famoso terroir da Vidigueira na região do Alentejo. Hoje a vinícola tem sede na Vidigueira onde são produzidos todos os vinhos alentejanos da Paulo Laureano Vinus.
      O restaurante João do bacalhau em Fortaleza, nos deu a oportunidade de compartilhar com Paulo Laureano a degustação de seus vinhos harmonizados com: bolinhos de bacalhau, queijos, parma, pão e manteiga de entrada. Como prato principal foi servido bacalhau a Lagareiro e bacalhau Entre Rios. Pratos perfeitamente elaborados e deliciosos. Vale ressaltar que o Restaurante João do Bacalhau é considerado por muitos, a casa onde se come o melhor bacalhau do Brasil.
       Bem, falemos agora dos vinhos degustados...
       Paulo Laureano Clássico Branco 2009, com 13% de álccol, é um vinho feito com castas brancas exclusivamente portuguesas (Antão Vaz e Roupeiro). Tem cor amarelo citrino, aromas cítricos com notas tropicais muito elegante. Cheguei a sentir aromas amanteigados e perguntei ao Paulo Laureano o porque disso, já que o mesmo não tinha passado por madeira. Ele explicou que, como a alentejo é muito quente proporciona um melhor amadurecimento da uva, e isso faz com que se  note aromas de manteiga. Gostei muito do vinho, elegante, suave, fresco, indicação formal para o nosso clima (Ceará).
       Paulo Laureano Clássico Tinto 2008; um vinho com 50% trincadeira e 50% aragonez, é um vinho jovem, pra ser bebido logo, frutado e leve. Não deve evoluir muito mais que isso. Cor granada com toques violáceos, lágimas finas e rápidas. Aromas frutados, ameixa, pimentão vermelho. Na boca, taninos macios, frutado mas sem muita persistência. Teor álcoólico de 13,5%. Dos tintos foi o que menos me agradou. Não suporta pratos com muito estrutura.
       Paulo Laureano Premium Tinto 2007, feito com 40% de aragonez e 60% de trincadeira é um vinho de cor vermelho granada. Chega a sujar a taça. Seus aromas são bem compotados, morango, goiaba em caldas, chocolate branco, doce de leite e no final um pouco de tostado. Agradou-me muito os seus aromas. Em boca, elegante acidez equilibrada e final longo. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês.
       Paulo Laureano Reserve Tinto 2006, com 14,5% de álcool, este elegante vinho é feito de 30% de Aragonez, 40% Alicante Bouschet e 30% Trincadeira. Cor vermelho rubi intenso com tons violáceos, cristalino, com lágrimas abundantes, grossas que deslizam lentamente pela taça. Aromas de ameixa, chocolate, cassis, anis, cedro, baunilha (este eu senti no primeiro impacto), muito complexo. Na boca, é macio,acidez bem evidente, seus taninos dão uma ótima estrutura ao vinho. Final longo, persistente e elegante, álcool bem equilibrado, não incomoda; pelo contrário torna o vinho mais excitante.  Definitivamente o melhor vinho da noite. Passou 18 meses em barricas de carvalho francês.
       Pra min os destaques foram o branco servido na entrada da degustação e o Paulo Laureano reserve Tinto 2006, esses eu indico sem medo. Todos os vinhos são encontrados na Vinoteca Adega Portuguesa em Fortaleza e na Queijos e vinhos.
Foto: Da esquerda pra direita; Fernando Monte, Werton Lôbo, Paulo Laureano e Rômulo Lôbo (Eu). Quem chegou  um pouco atrasado foi o nosso amigo e Vice Presidente (ACAV), o polêmico Danilo Arruda, por isso não saiu na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário