segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Matilda Plains 2009

 
Vinho : Matilda Plains
Tipo : Tinto Seco
Safra : 2009
País : Austrália
Região :South Australia (Langhorne Creek)
Produtor :Bremerton (Família Wilson)
Castas :64%  Cabernet Sauvignon,24% Shiraz, 12% Merlot
Graduação : 14,5%
Onde Comprar : http://www.wine.com.br/
Preço : R$ 60,00

                    Um vinho de cor vermelho granada com halo violáceo, lágrimas abundantes que descem lentamente pelo copo. Aromas lácteos com notas de caramelo, chocolate branco, nos remete também a frutas compotadas tipo morango, goiaba e baunilha. Na boca, viscoso, leitoso, preenche toda a boca, macio, aveludado. Taninos bem domados, não incomodam em momento algum. Apesar dos 14,5% de álcool não se sente muito seu teor alcoólico. Deixa a desejar na acidez, o que para alguns pode tornar-se um vinho  enjoativo. Agradou-me muito esse australiano. Esse vinho traz com ele toda a elegância da uva shiraz plantada na Austrália. Realmente essa uva encontrou um terroir bastante favorável naquele país.
                    Para harmonizar, sugiro carne vermelha ou uma codorna. Podemos tomá-lo só com um belo charuto (Cohiba Maduro), ao meu juízo vai muito bem. Acho que esse vinho dá pra arriscar com chocolate. Sim, chocolate. Tem na minha opinião todas as características do vinho tinto seco que combina com uma boa barra de chocolate ao leite.
                    É um vinho que agrada a¨ leigos e troianos,¨ e digo mais: é um caldo ideal para iniciar alguém no mundo do vinho. Quer impressionar uma garota (ela não entende de vinho) com um vinho bem agradável, esse exemplar do novo mundo é uma bela opção. Sem preconceito posso chamá-lo de vinho de mulher. É o tipo do vinho que vai bem para todos os tipos de apreciadores, principalmente os menos experientes e  iniciantes no mundo da enofilia.
                    Ofereci este vinho para sortear no segundo encontro dos tuiteiros de Fortaleza ( II TWEETFOR). A confraternização se deu no Restaurante Colher de Pau em Fortaleza (almoço), infelizmente não deu pra eu ir, mas, deixei logo cedo minha contribuição para os sorteios do evento. Uma garrafa de Matilda Plains safra 2009. Estou curioso pra saber quem ganhou. Espero que tenha gostado.
PS. Passa 10 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bebi esse vinho e espetacular, fino, com um toque especial, bastante amigavel e de excelente qualidade...e impressionante como a regiao x uva faz a diferenca. Indico a todos, acredito ser um bom vinho para beber a dois, pois tem uma magia inacreditavel !!!
Abraços e boa degustacao !

Postar um comentário