quinta-feira, 12 de agosto de 2010

La Massa 2007


Vinho : La Massa
Tipo : Tinto Seco
Safra : 2007
País : Itália
Região : Toscana
Castas : 70% Sangiovese, 20% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon.
Produtor : Fattoria La Massa (Giampaolo Mota)
Onde Comprar : IGT - Dio Cucina ( Fortaleza-CE )
Preço : R$182,00

                  Muitos produtores da Toscana resolveram esnobar a DOCG e, confiantes no próprio nome, resolveram fazer Vini de távola na regão do Chianti. Esses produtores seguiram três princípios básicos: elabora tintos com uvas locais seguindo regras próprias; tintos mesclados de uvas locais com as uvas francesas; ou tintos com a utilização de uvas importadas, em especial as francesas. São caros, de prestígio, caprichados, envelhecidos comumente em barricas de carvalho. Eses vinhos são os famosos Supertoscanos, vinhos que não seguem regras e englobam alguns dos melhores vinhos da Itália e do mundo. O que era uma dissidência, acabou virando moda e hoje, quase todos os produtores da região produzem esses supertoscanos.
                    O La Massa 2007 é um exemplo de supertoscano dos mais acessíveis, que uma vez ou outra dá pra ser degustado por nós mortais. Uma cor rubi bem intensa, lágrimas abundantes que descem lentamente na taça com halo aquoso pouco perceptível. Aromas agradáveis de baunilha, couro, frutas vermelhas maduras, pimenta, pão torrado, cedro, tabaco e café. Bem complexo no nariz. Em boca, é maravilhoso, um corpo denso, macio, com taninos bem evoluídos. O álcool é elegante e não incomoda. A sua acidez é equilibradíssima. Final longo, delicado e retrogosto persistente.
                     Um vinho como este, estruturado, potente e denso pede um prato nas mesmas características e nada mais convidativo do que um fantástico carret de carneiro com fetuccine ao sugo no Restaurante Dio Cucina em Fortaleza. Fomos muito bem tratados pelo amigo Rodolfo e principalmente pelo Artur que indicou este belíssimo Supertoscano.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário