Vinho : Viña Tarapacá Gran Reserva
Tipo : Tinto Seco
Safra : 2007
Casta : 100% carmenere
País : Chile
Região: Vale do Maipo
Produtor : Viña Tarapaca
Graduação :13%
Onde Comprar : Adega Curitibana
Preço : R$ 47,90
Um vinho que expressa todo caráter da variedade que lhe deu origem. Hoje carmenere é sinônimo de vinho do Chile e rivaliza com o Sauvignon Blanc da Nova Zelândia e o Shiraz da Austrália, símbolo da viticultura daqueles países. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.
No visual uma tonalidade vermelho rubi internsa, carmin ( daí a origem do nome da uva) com tons violáceos. Lágrimas bem presentes e grossas, com halo aquoso pouco desenvolvido. Sensação olfativa com forte ataque de madeira, tabaco, compota de morango, tostados e couro. Muito complexo no nariz.
Na boca, suculento, com textura rica e macia, bom corpo, acidez bem elegante. Nota-se um pouco de álcool no final, mas nada que desvalorize o caldo.Taninos redondos e retrogosto bastante prolongado. Acho que ainda tá jovem, mas, deve melhorar nos próximos 5 anos se bem cuidado.
Esse eu aprovo e indico. Um exelente custo benefício! É um vinho fácil de beber como a maioria dos Gran Reservas da Viña Tarapacá.
Degustado na confraria das terças, foi levado pelo primo e confrade Werton Lôbo e harmonizado com um filé mal passado. Vai bem com carne vermelha mal passada e grelhados em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário