quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Família Barberis Cabernet Sauvignon 2007



Vinho : Familia Barberis
Tipo : Tinto seco
Safra : 2007
País : Argentina
Produtor : Bodega Barberis
Região : Vistalba
Casta : 100% cabernet sauvignon
Graduação :
Onde Comprar : Sociedade da Mesa
Preço : R$ 38,60

                    Estagiou doze meses em barricas de carvalho francês Alliers e da califórnia (30% do vinho) e permaneceu mais doze meses engarrafado antes de sair da adega. Suas uvas são obtidas por meio de colheita manual seletiva e seus vinhedos têm em média cinquenta anos.
                    Vou abrir logo o jogo com vocês: gostei demais deste vinho! Ao meu juízo, está num momento excelente pra ser bebido. Vou tentar deixar duas garrafas na adega por pelo menso mais dois anos, pra ver o que é que vai dar. Com esse vinho eu acho que o importador (Sociedade da Mesa) se reabilitou da má fama que causou o californiano Estrada Creek zinfandel 2006.
                    Cor rubi intensa com halo terracota, lágrimas abundantes que desfilam lentamente na taça. Seus aromas lembram frutas vermelhas compotadas, chocolate branco, côco e baunilha. Minha mulher sentiu até gaiaba em caldas. Na boca, fantástico, redondo, taninos muito bem integrados com a madeira, acidez perfeita. É muito elegante e carnudo. Um vinho que agrada enófilos e leigos. Seu final é bem persistente e agradável.
                    Harmonizado com um frango recheado (foto acima) no Solar dos Borges (Marcus e Cristiane), proporcionou momentos de extremo prazer no ponto de vista enogastronômico. Depois, o Marcus abriu um Glen Carlou Grand Classique 2003 Cab. Sauvignon /Merlot, mas sobre esse eu falo depois. Só adianto que foi nota dez também.           

4 comentários:

Don Oleari disse...

Dr. Rômulo, um prazer conhecer seu blog. Sou mero aprendiz.
Mas esse texto seu me deixou "com vinho" na boca. Vou ver se o encontro por aqui (Vitória/ES).
abração do Oleari, seu novo leitor.

Unknown disse...

Grande Romulo
O Blog está muito legal. Vou ver se consigo adquirir os vinhos que colocaste aqui e assim podemos ir discutindo sobre eles!!
Parabéns e Obrigado pela excelente acolhida em Fortaleza. Os vinhos estavam ótimos. O Glen Carlou em especial!!
Abraço

Rômulo Lôbo disse...

Amigo Nora, parabéns pelas belas palestras. Você como sempre muito competente e bastante elogiado pelos que não te conheciam. Vamos marcar pra eu conhecer sua vinoteca (no CBA). Sabedor do seu bom gosto, tem certeza que os vinhos serão imbatíveis. Um grande abraço,fique certo que você e o PC são grandes parceiros da nossa sociedade.

Unknown disse...

Prezado Rômulo. este Avondale é um Pinotage Africano espetacular. A safra de 2007 foi ótima, mas tomei uma de 2009 este fim de semana que estava de beber de joelhos. Excelente vinho.
Preço: em restaurante 59,00
PINOTAGE
Garrafa de 750ml 100% Pinotage Paarl, África do Sul
Premiações
Safra 2006
Medalha de Bronze - Veritas 2006
Pinotage é uma uva tinta da família das Viti Viniferas surgida do cruzamento da Pinot Noir e da Cinsaut. É muito utilizada na produção de vinhos na África do Sul.
Teor alcoólico: 14% Teor de açúcar: 4,8g/l Visual: tem cor violeta intensa. Aroma: de framboesa, cereja, morango e ameixa, com leve toque de carvalho, o que dá mais complexidade. Paladar: possui corpo médio e mantém o frutado do olfato. Vinificação: a maceração pré-fermentativa ocorre a frio, e também é realizada a fermentação em tanques de aço inox. A malolática é parcialmente feita em barris de carvalho. Envelhecimento: é parcial em barris de carvalho.

Sobre a Avondale:


Proprietários: John e Gimmy Grieve
Localização: Klein Drakenberg, Paarl
Vinhedos: 100 hectares
Variedades: Pinotage, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Ruby Cabernet, Muscat de Frontignan, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Viticultor: Johnathan Grieve
Enólogo: Bertus Albertyn
Filosofia: Perfeição não tem preço. 
Reconhecimento: nos últimos concursos Veritas 2003, 2004 e 2005, a Avondale foi agraciada com cinco medalhas duplas de ouro e três medalhas de ouro. Seus vinhos receberam mais de 20 medalhas de ouro e 30 medalhas de prata e 20 medalhas de bronze em concursos internacionais desde 1999.

Postar um comentário