quarta-feira, 21 de julho de 2010

Chardonay 2005 ?

Vinho : Jacob's Creek Chardonnay
Tipo : Branco
Safra : 2005
País : Austrália
Região : Vale do Barossa
Casta : 100% Chardonay
Graduação : 14%
Onde Comprar : Parque Recreio (Fortaleza)
Preço : R$ 48,00

           Um chardonay 2005 ? Será que está bom? Brancos! No  máximo dois anos de garrafa!! Vinho Branco com exceção dos Grand Cru franceses, aguentam  tanto tempo de garrafa ?
           O melhor de tudo é que aguentam sim, principalmente os australianos, americanos e alguns chilenos. Mais ainda, se passarem por madeira.
            Ontem, resolvi ousar um pouco e levei pra nossa confraria ( confraria que, de quatro integrantes três viram a cara para os brancos) um Chardonay australiano. Cheguei cedo, abri, coloquei no gelo e aguardei os amigos chegarem. AH! Ontem foi dia de taça (cristal) e decanter novos na confraria. É obvio que o branco não foi decantado.
             Jacob's Creek Chadonnay Vintage 2005; cor belíssima, um amarelo esverdeado, cristalino, cor de gelatina de abacaxi. Parecia aquele amarelo do novo UNO (carro). Pela cor vimos que, se bem guardado, aguentava mais na garrafa. Aromas de mel, muito mel,chocolate branco, terra e palha molhada, tostados, pêssego e abacaxi em calda. Muito complexo no nariz. Na boca, uma acidez equilibrada, mel, abacaxi maduro, pêssego, melão, com final de boca elegante e longo, nada de amargar.
             Pra acompanhar... De entrada pedi um queijo de coalho bem fresco assado na brasa. Foi perfeito! Parece que nasceram um para o outro... E como prato principal, optamos por um camarão ensopado com legumes, que também casou muito bem.
             Olha, os confrades ficaram impressionados com a qualidade deste vinho. O Werton Lôbo não cansava de elogiar o tal vinho branco que eu levei. "Veja bem, vou falar pra vocês, eu não sou muito de vinho branco mas esse aí apareceu pra queimar minha lnígua". Disse o Werton.
              Recomendo a todos. É um chardonay que até apreciador de vinho tinto gosta. Não tenho preferência por branco ou tinto, tenho sim, preferência por vinho BOM !
              O preço. Ah! o preço, quarenta e oito reais, vale muito a pena.

Um comentário:

Alexandre disse...

Realmente, à primeira vista eu não compraria um desses, também com medo de estar morto!

Mas tenho impressão de que tem algum lugar que vende este jacob's creek a um preço mais barato, justamente por ser safra antiga! Tentarei achar!

Um abraço!

Postar um comentário