Vinho : Mora Negra
Tipo : Tinto
Safra : 2006
País : Argentina
Região : Vale do tukum / San Juan
Produtor : Finca las Moras
Castas : 70% Malbec e 30% Bonarda
No último encontro da ACAV em Fortaleza realizado no restaurante Medit, de propriedade do nosso presidente e amigo Maurício, levei um Mora Negra 2006. Um blend argentino de Malbec e Bonarda. As uvas malbec deste assemblage são provinientes de vinhedos com 31 anos de idade enquanto as bonardas são de vinhas com 34 anos de existência.
Passa 15 meses em barricas novas de carvalho( francês e americano), repousa 06 meses em garrafa e nos mostra toda a tipicidade de um malbec domado pelos 30% de bonarda.
Cor vermelho púrpura, lágrimas abundantes e grossas. No nariz muita fruta vermelha, amora, chocolate, sentimos também aromas vegetais (bosque?), baunilha e um pouco de côco. Em boca apresenta-se harmônico, elegante, muito chocolate, frutas vermelhas maduras, taninos presentes porém suaves. Final de boca longo. Vinho pra se guardar por mais 08 a 10 anos mas, nada contra os que querem bebê-lo agora.
No momento, esse vinho pede comida, indo muito bem com carne vermelha ou queijos maduros. Pedimos um Entrecote Argentino, veio mau passado, macio e muito bem servido. Só pra vocês terem uma idéia, eu não consegui comer tudo, isso é raríssimo! Carnes gordurosas amaciam muito bem os taninos da malbec portanto, não tenho o que me queixar da harmonização.
Vale ressaltar o excelente padrão do restaurante Medit. Bons preços, atendimento de primeira, decoração impecável. Carta de vinho muito sortida, com bastante qualidade e sem exageros nos preços.
Parabéns ao Maurício e sucesso no novo empreendimento.
PS. Esse vinho eu trouxe de Buenos Aires há dois anos. Comprei numa enoteca que fica no bairro de Palermo. Quanto ao preço, infelizmente não lembro.
Eles trabalham com muitos vinhos bons, inclusive toda a linha da Achaval Ferrer.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro Rômulo, Grato pelos comentários sobre o Mora Negra. Realmente, é um vinho que pede comida. Na nossa Reunião do "Grupo dos Top", pedimos filé, cordeiro e pato com molho de jabuticaba. Ficou muito bom. A safra do que degustamos era 2005. Abs.
Postar um comentário