sábado, 24 de julho de 2010

Bonarda a suplente desconhecida.

         
             Após a postagem da qual falei sobre o vinho mora negra (malbec/bonarda), muitos amigos se mostraram totalmente desinformados da existência da uva BONARDA, então para um maior esclarecimento  resolvi dedicar o post de hoje somente as dicas e nada de goles.
            Falaremos sobre a uva bonarda. Por muitos reconhecida como a uva suplente (Descorchados 2009) , esssa casta é uma variedade italiana nascida no Piemonte que fixou residência na nossa vizinha argentina e nunca mais voltou pra casa.
             Responsável por uma superfície de cultivo na Argentina que até pouco tempo superava  a poderosa malbec, a bonarda adquiriu fama por ser uma das uvas mais utilizadas na produção de vinhos comuns. Com o passar do tempo foi estudada para que fosse domada e assim produzir bons vinhos. Aos pouqiunhos vai ficando conhecida na elabaração de vinhos mais qualificados. Hoje, temos desta casta vinhos perfumados e secos, e até bons vinhos de guarda com bastante tempo de envelhecimento no carvalho.
             De um modo geral, obtemos com a bonarda vinhos tintos leves, não muito tânicos, para se consumir jovem, de aromas intensos e frutatados. Taninos suaves e possuem uma evolução em garrafa mais breve que a malbec.
             Para hamonizar, neste caso, ela segue uma regrinha básica, por ser italiana de nascimento e de corpo leve, pede encarecidamente massas dos mais variados tipos desde que o molho seja de tomate.
             Atualmente a nossa suplente, com raras exceções, não está muito preparada para nos oferecer vinhos de guarda mas, espera-se que dentro de pouco tempo ela faça parte da seleção titular dos varietais portenhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei meu caro, estamo em total sintonia, meu post é mto parecido com este, vamos continuar assim.
Um abraço Peter

Postar um comentário