sábado, 29 de maio de 2010

Ilana Selección 2006

 Vinho: Ilana Selección 2006
 Tipo: Tinto
 Safra: 2006
 País: Espanha
 Região: Castila-La Mancha (D.O. Ribeira del Júcar)
 Castas: Petit Verdot 50% e Syrah 50%
 Produtor: Bodega Ilana
 Graduação: 14,5%
 Preço: R$ 80,00 (Sociedade da Mesa)

     Comprado na Sociedade da Mesa, um clube de enófilos que todo mês seleciona vinhos para os sócios. Este espanhol realmente foi destaque entre meu grupo de amigos que o degustaram. Levei a primeira garrafa para a casa do meu amigo Marcus Borges, que achou divino, tanto é que logo tratou de participar da Sociedadde da Mesa. Hoje foi na minha casa, com meus amigos Marcelo Leite e Marcos Vieira  que compararam-no com um vinho argentino que levou 94 pontos do Robert Parquer e ficaram impressionados com  a  categoria desse espanhol. O Ilana  Selección 2006 deu de pau no portenho. Por questão de ética, não vou revelar o nome do vinho argentino.
     Ilana é uma bodega familiar que já chega à sua quarta geração de vinicultores. Localiza-se em Catilla-La Mancha na D.O. de Ribeira del Júcar, desconhecida pra min.
     Esse vinho com 50% Petit Verdot e 50% Syrah, é vermelho intenso, rubi. No nariz complexo, robusto, frutas, caramelo, baunilha, coco, nos remete a café torrado e pão torrado. Na boca estupendo, moderno, cereja, ameixa, chocolate,  final longo e perfeito. Um vinho que não precisa de comida pra ser degustado; inteiríssimo. Apesar dos 14,5% Vol. não se percebe absolutamente nada de álcool.  Não é uma skol mas desce redondo.
     Carneiro ao forno (pernil) e pato cozido, aquele pato que minha querida sogra D. Julita Mapurunga, e minha cunhadinha Geovânia sabem fazer como ninguém, foram os pratos que harmonizamos esta jóia espanhola. Esses pratos com o vinho cairam como uma luva.
PS. Ese vinho foi a seleção grandes vinhos da Sociedade da Mesa do mês de março/10.
www.sociedadedamesa.com.br

4 comentários:

Daniel Perches disse...

Olá Romulo.
Recebo a seleção "normal" da Sociedade da Mesa e não pedi a especial. Pelo jeito esse vale mesmo a pena, hein? Vou pensar em pedir.
Já provou o Miolo Castas Portuguesas? O que achou?
Abraços
Daniel

MFS disse...

Opa Rômulo,

Este eu pedi atrasado, mas assim que chegar será provado.

Uma dúvida, o corte é este mencionado por ti ou CS/Merlot, como está no site da sociedade da mesa e da bodega?

Abs.,
Marcus
azpilicueta96.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Romulo;
Onde posso adquirir o "Casa de Illana"
Obrigada.
Débora Ono.

Anônimo disse...

Débora esse vinho é realmente maravilhoso, mas infelizmente não sei onde comprar no Brasil. Comprei pela sociedade da mesa, pore'm nesse caso tem que ser sócio do clube e até lá esgotou o estoque desse vinho. Um abraço, Rômulo Lôbo.

Postar um comentário