sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tempranillo, a protagonista da Espanha.

      Seu nome deriva do termo espanhol temprano, que quer dizer "cedo", provavelmente em virtude do seu amadurecimento precoce. É a casta que constitui a uva-chefe da maioria dos vinhos tintos espanhóis mais importantes. Tem como característica a casca grossa e escura, permitindo que o tinto mostre uma cor intensa e profunda, com boa estrutura para o envelhecimento, sem um teor alcoólico desproporcional.
     A título de curiosidade essa uva possui vários nomes ao longo da Península Ibérica. Na  região do Douro é conhecida como Tinta Roriz e é a base para o vinho do Porto. No Alentejo amacia os tintos com o nome de Aragonês e aparece ainda no Dão como Tinta Aragonês. Na Rioja e em Navarra é mesmo tempranillo, porém em Ribeira del Duero seu nome é Tinta Fino ou Tinta del País. Na Região de La Mancha e Valdepeña é Cencibel e Tinta Toro em Toro. Na Catalunha é conhecida como Ull de Lebre.
     Costuma dar melhores tintos em regiões um pouco mais frias, como Ribeira del Duero, Rioja e Penedés, de onde saem vinhos mais elegantes e com acidez equilibrada. No geral, são tintos que se caracterizam pela grande intensidade, aptos a evoluir bem em garrafa e muito equilibrados.
      Aromas frutados, toques de morango, caramelo e especiarias. Quando envelhecidos em barricas de carvalho americano, predomina aromas de baunilha
     O foco de suas harmonizações são carnes vermelhas, carneiro de preferência assado, caças (codorna, coelho, pato), pratos ricos a base de carne, como por exemplo paella com carnes e boeuf bourguignon, vão muito bem. As massas com molhos a base de tomates, linguiça ou champignon são uma excelente pedida.
     É de difícil harmonozação com pratos mais salgados, pois o sal exalta o amargor dos tanninos, abundantemente presentes nesse vinho.
    Esta uva  aceita muito bem o estágio em madeira, dando formidáveis Reservas e Gran Reservas Espanhóis com aromas rico em especiarias, fumo e tostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário