segunda-feira, 3 de maio de 2010

Quinta da Pacheca Vinha da Rita 2007

 
   Vinho : Quinta da Pacheca Vinha da Rita 2007
   Tipo : Tinto
   Safra : 2007
   Produtor : Quinta da Pacheca
   País : Portugal
   Região : Douro
   Casta : Touringa Nacional, Touringa Franca e Tinta Roriz.
   Graduação : 14,5 % Vol
   Preço : 17 Euros ( Na Vinícola)
  
   Quinta da Pacheca é uma das mais conhecidas propriedades do Douro. Destaca-se pelo fato de ter sido uma das primeiras a engarrafar vinhos com sua prórpia marca. Isso aconteceu em abril de 1738, realizado pela proprietária D. Mariana Pacheco Pereira. Em 1903 apropriedade foi comprada por D. José Freire de Serpa Pimentel, e este decidiu desenvolver o seu crescente interesse pela enologia. Portanto, a geração dos Serpa Pimentel assumiram a gestão da Quinta.
    Tivemos a oportunidade de visitar a Vinícola na cidade de Régua à beira do Douro. Foi uma experiência inesquecível. Fizemos um tour pela vinícola e ao final realizamos uma degustação.
    Por ocasião da visita adquirimos algumas garrafas de vinho, dentre eles o QUINTA DA PACHECA VINHA DA RITA 2007. Cor rubi intenso evidenciando toda a sua jovialidade, pois se trata de um 2007, no nariz, aroma de frutas vermelhas maduras, chocolate, um pouco de especiarias, menta. Na boca presença marcante, taninos bem equilibrados apesar de jovem , retrogosto persistente nos remete a ameixa e chocalate meio amargo. Envelhecido 12 meses em carvalho Francês. Ainda tem pelo menos uns 10 anos de garrafa.
  Harmonizamos esta preciosidade com um capote na lata, é isso mesmo, capote na lata, prato muito bem elabora pelo meu amigo Valdir do Restaurante Tilápia em Fortaleza.
PS. Pra quem não sabe o que é capote, é o mesmo que galinha D' Angola, é uma ave de carne branca porém com sabor marcante e que combina muito bem com vinhos tintos encorpados. O termo na lata significa que é frito e misturado com a farofa do próprio capote. Um prato bem típico do sertão do meu Ceará.  É realmente uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário