domingo, 26 de setembro de 2010

Erasmo 2006



Vinho : Erasmo
Tipo : Tinto
Safra : 2006
País : Chile
Região : Maule
Produtor : Viñas La Reserva de Caliboro
Castas : 60%Cabernet Sauvignon,30% Merlot, 10%Cabernet Franc
Graduação : 14,0%
Onde Comprar : R$ 100,00
Preço : R$ 100,00 (Promoção e frete incluído)

    O Conde Francesco Marone Cinzano apostou na margem do Perquilauquén para esta mescla de cepas bordalesas no meio do agreste do Maule. Este ano, o Erasmo, pela análise do Guia Descochardos, leva o prêmio de melhor mescla tinta do Chile e segundo melhor vinho do ranking Argentina-Brasil-Chile.
    Cor vermelho rubi com halo terracota, lágrimas bem presentes que descem lentamente pela taça. Aromas de frutas vermelhas maduras, morango e um pouco de cereja. Nota-se também especiarias, madeira tipo cedro, baunilha, couro, café e pão torrado. Na boca, elegante, excelente presença de boca, macio, agradável e amplo. Final longo e retrogosto demorado. O álcool não incomoda, seus taninos são suaves e sua acidez muito equilibrada evitando que o vinho fique monótono. Um vinho que pode ser bebido agora, mas ainda melhora bem nos próximos dez anos.
     Carnes de caça, codorna e uma picanha mau passada harmonizam muitíssimo bem com este belo exemplar chileno. Eu harmonizei este caldo com um belo capote (galinha de angola) cozido na cerveja preta, foi fantástico. Experimentem!
PS: O Site http://www.vivendoavida.net/ publicou o resultado de uma degustação vertical do Erasmo  2001 a 2006. Confiram !

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Romulo,
Erasmo é mesmo um grande vinho.O Conde Francesco MArone Cinzano ( proprietario do Brunelo ColD'Orcia ) na Toscana foi muito feliz quando escolheu o Chile para desenvolver este projeto.
Encaminhei o seu link para ele
www.tacacheia.com.br
Casa do Porto Vinhos Finos Ltda

francisco disse...

Caro Romulo, Acredito que deve ser um grande vinho. Como dito em outro comentario, e o mesmo proprietario do Coldorcia, brunello de montalcino, um dos maiores produtores de la, como tambem o Biondi Santi, Frascobaldi, castelo Banfi, antinori e casanova de neri. E sendo um corte Bordeaux, ja e um chamativo por si so. Um abraco, Pimentel.

Postar um comentário