sábado, 30 de outubro de 2010

Palo Alto Reserva 2008


Vinho : Palo Alto Reserva
Safra : 2008
Tipo : Tinto Seco
País : Chile
Região : Maule Valle
Produtor : Viña Palo Auto (Concha e Toro)
Casta : 60% cabernet sauvignon,25% carmenere e 15% syrah.
Graduação : 13,5%
Onde Comprar : Pão de Açucar
Preço : R$ 40,00


                      A Vinha Palo Alto nasceu em 2006, no Vale do Maule. Na ocasião, foi criado seu primeiro vinho, o Palo Alto Reserva. Um blend de três fantásticas uvas : cabernet sauvignon, camenere e syrah. Hoje essa vinícula trabalha apenas com três vinhos, esse tinto que falaremos a seguir, um branco (Savignon Blanc) e um rosê (Syrah, Merlot). Com isso simplificaram o processo de seleção produzindo poucos vinhos. Um conceito interessante que vem dando muito certo.
                      Palo Alto Reserva 2008 se apresentou com uma cor rubi com halo terracota, lágrimas bem viscosas na taça e abundantes. Seus aromas impressionam pela complexidade. Logo no primeiro impacto muito pimentão verde, herbáceo, com a evolução na taça podemos sentir frutas vermelhas (morango), ameixa em caldas e por fim toques de couro, tabaco e café. Na boca, elegantíssimo, macio, preenche toda a boca. Lembra muito chocolate meio amargo. Acidez bastante equilibrada e taninos bem integrados com o álcool. Final de boca com boa persistência. Por falar em álcool quase não se nota em boca.
                      Esse vinho foi levado pelo confrade Claudionor para a confraria das terças no restaurante Divina Comida (local da confraria, em Fortaleza) e foi o campeão da noite. Junto com o Palo Alto, avaliamos também um espanhol e um exemplar da Nova Zelândia, mas o chileno ganhou em todos os quesitos, inclusive no preço. É ... Falar de relação custo benefício e não falar desse de Palo Alto Reserva 2008 é cometer uma grande injustiça.
                     A harmonização foi uma codorna grelhada, muito bem feita. Ah! Por falar em codorna, a do Divina Comida na minha opinião é a melhor de Fortaleza, sempre prefiro esse acompanhamento nas hamonizações com cabernet chilenos.
PS. Quero deixar meus agradecimento ao gentil e prestativo João, garçon que adotou nossa confraria e sempre nos trata muito bem. O joão também é responsável pelo preparo das mesas, cuida das nossas taças e do nosso decanter como se fossem dele. Um grande abraço a esse cara que realmente faz a diferença.

4 comentários:

TABERNA DI BACO disse...

Sr.Rômulo, achei o seu blog de muito bom gosto!!! deixei uma postagem na blogagem que o Sr. fez sobre o "Chiante Piccini reserva 2004" que degustei esta semana. Rodrigo Cacholi.
Taberna di baco

Paulo Gurgel disse...

Caro Rômulo,
É sempre um prazer descobrir mais um médico em Fortaleza que participa da blogosfera, já que somos tão poucos nela.
Desejo-lhe sucesso.
Paulo Gurgel, blog EntreMentes

Rômulo Lôbo disse...

Aos amigos acima Rodrigo e Paulo o meu muito obrigado por prestigiar meu Blog. Abraço e saúde.
Rômulo

Ewertom Cordeiro disse...

Prezado Rômulo,

Primeiramente lhe parabenizo pelo blog, excelentes postagens e dicas.

Já tive oportunidade de apreciar este Chileno,de fato um excelente vinho.

Cordial abraço, Ewertom Cordeiro

Postar um comentário