sábado, 6 de novembro de 2010

Gran Hacienda Merlot 2008


Vinho : Gran Hacienda
Tipo : Tinto Suave
Safra : 2008
País : Chile
Região : Valle del Rapell
Protutor : Viña Santa Rita
Casta : 100% Merlot
Graduação :14%
Onde Comprar : www.wine.com.br
Preço : R$ 45,00

                            A Vinícola Santa Rita foi reconhecida pela conceituada revista americana Wine & Spirit como a vinícola do ano de 2010. O grande destaque desta vinícola está na relação qualidade preço dos seu vinhos. O Gran Hacienda Merlot 2006 é mais um dos exemplares produzidos por esta Bodega, que não foge a regra.
                            Cor rubi com halo bem evoluído (terracota), lágrimas abundantes, lentas e viscosas. Aromas de frutas vermelhas, morango um pouco de cereja e baunilha. Nota-se também algumas especiarias como pimenta, além de tostados. Na boca, macio, suave, não se nota álcool. Acidez fantástica e final de boca longo e agradável.
                            Tomei esse vinho no Malai Thai Fusion, restaurante de comida tailandeza e japoneza (comida asiática pra resumir melhor). Fiquei na dúvida de qual vinho pedir, se pedisse um branco, poderia ser apagado pelo condimento (pimenta) da comida Thai. Um tinto mais encorpado, poderia ser potente demais para os frutos do mar que iríamos comer. Então optei por um vinho varietal merlot de preço bem honesto. Sim, um vinho merlot, que poderia harmonizar com frutos do mar com temperos mais condimentados e com carnes.
                           De entrada pedimos (Eu e Fernanda) um combinado Thai. Três mini pratos:  frango com legumes, filet com legumes e risoto de camarão. Detalhe: todos esses pratos tinham toques de pimenta. O vinho foi bem com todos. Como prato principal, pedi uma massa com frutos do mar com um molho bem picante. Esse prato ofuscou o brilho do meu merlot. Entendam, o prato era muito bom, só não harmonizava com o vinho que pedi. Possivelmente, com um tannat combinasse melhor.
                           A Fernanda pediu o melhor prato da noite, um carneiro no forno. Notava-se bem os temperos a base de ervas e não era apimentado. Realmente fantástico! O carneiro desmanchava na boca. Digo sem medo de errar, o melhor prato do restaurante. Harmonizou perfeitamente com esse merlot Chileno.
                          Deixo aqui o meu abraço ao Antônio Andrade, receptivo e educado, proprietário do Malai e ao gentil e competente Fernando (maitre). O Fernando, foi fundamental na escolha dos pratos, pois comida thai não é a minha praia. Um alô também para o competente chefe Pedro que comanda a cozinha do Malai.
                         O nome dos pratos ... Ah!  É melhor ir  até o restaurante pra conferir, pois não consegui memorizar nenhum deles.. Ainda não leio e nem falo tailandês. O vinho, eu aprovei e indico. Um vinho bem elegante de excelente custo benefício.
PS. Esse vinho passa 4 meses em barricas de carvalho francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário