segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Chateau Mont-Redon Chateauneuf du Pape 2006


Vinho : Chateau Mont-Redon
Tipo : Tinto Seco
Safra : 2006
País : França
Região : Chateauneuf-du-Pape
Produtor : Chateau Mont Redon
Castas :  65% Grenache, 15% Syrah, 10% Cisault, 5% Mouvédre, 5% Counoise-Muscadin-Vaccarèse
Onde Comprar : Padaria D`Litália (Fortaleza)
Preço : R$ 290,00

                          Destaque entre os produtores do Rhone o Chateau Mont Redon, é sinônimo de grande vinho quando se fala em Chateauneuf du Pape. Há quatro gerações produzindo vinhos, a família Abeille-Fabre tem orgulho do seu terroir, que se destaca por oferecer elagância, finess e ao mesmo tempo potência aos seus produtos.
                          Hoje, Chateau Mont Redon, é uma propriedade de 174 hectares em Chateauneuf du Pape, dos quais, 100 são ocupados por vinhas. Localiza-se mais precisamente a margem esquerda do Rio Rhone, entre as cidades de Orange e Avignon.
                          O Chateau Mont Redon Chateauneuf du Pape 2006 é um vinho que após elaborado, evolui 18 meses em barricas de carvalho francês, e 6 meses na garrafa, antes de sair para o consumo. Na sua composição reune oito cepas das treze oficiais de um Chateauneuf du Pape.
                          No visual é ainda jovem, tem uma cor rubi com halo terracota e  lágrimas bem presentes. No nariz, uma explosão de aromas, destaque para frutas vermelhas (morango e cereja) e frutas negras (ameixa). Com o passar do tempo vem os aromas tostados, especiarias (pimenta) e couro. Na boca um vinho sedoso, macio, elegante. O álcool e o tanino estão perfeitamente controladas e integrados, e sua acidez é perfeita. Retrogosto bem longo, deixando aquela sensação agradável no final de boca sem nenhum amargor.
                         Realmente um excelente vinho. A única coisa que me faz falar mau desse belo francês é o preço. Calma ! Eu não paguei sozinho esta garrafa. No dia da degustação, eu o Alexandre Fialho, o Marcus Fiúza e o Marcos Vale "rachamos" uma garrafa. E tem mais ! Tomamos numa quinta-feira na padaria D`Litália em Fortaleza. Pra saber... Nas quintas feiras, os vinhos da carta tem 50% de desconto se for bebido lá. Então como vimos, valeu a pena. Foi muito bom e barato. Muitas vezes para se beber vinho bom e caro temos que usar a criatividade e o cooperativismo.
PS. Ao meu juízo, este Chateauneuf-du-Pape deve melhorar mais ainda nos próximos cinco anos.
                         
                         

Um comentário:

TABERNA DI BACO disse...

caro amigo Rômulo: estou impressionado com a riqueza de detalhes com que vc posta suas matérias. O Taberneiro Gildo e eu concordamos que seu blog é de longe um dos mais completos que seguimos! parabéns pela excelente materia! uma dica, não sei se vc já degustou o vinho MARQUES DE CASA E CONCHA, da CONCHA y TORO " Merlot", è um dos melhores vinho que já degustei com o custo benefício fantástico. um abraço de seu amigo Rodrigo Cacholi.

Postar um comentário