sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gravas del Maipo 2007. Um vinho de confraria




Vinho : Gravas del Maipo
Tipo : Tinto seco

Safra : 2007
País : Chile
Região : Quinta de Maipo D.O. Buin (Syrah) e D.O Pirque (cabernet sauvignon)
Produtor : Concha y Toro
Castas : 88% Syrah, 12% Cabernet Sauvignon
Graduação : 15%
Preço : R$ 565,00
Onde Comprar : Free Shopping Parque Recreio - Fortaleza


                   Hoje falaremos um pouco do vinho Gravas del Maipo um projeto ousado da gigante Concha y Toro, capitaneado pelo enólogo Enrique Tirado que com extrema habilidade e sensibilidade desenvolveu esse syrah ícone desta bodega.
                   A uva syrah  é uma das uva mais nobres da atualidade, capaz de produzir majestosos vinhos prontos para evoluir por décadas. Junto com a cabernet sauvignon e merlot forma a trilogia nobre dos tintos e vem se destacando em vários países. É a casta mais importante do norte do Rhône na França e predomina nos tintos australianos com o nome de Shiraz. Sempre foi tida como uma uva de regiões quentes, porém atualmente está ganhando espaço nos vinhedos plantados em regiões altas, onde amadurece mais devagar e de modo mais completo, ganhando em vivacidade e frescor. Dentre essas regiões se destaca o Chile de onde o nosso Gravas é gerado.
                Gravas del Maipo 2007, um vinho de cor rubi intenso quase roxo, com halo violáceo, demostrando que ainda tem muito o que evoluir. Lágrimas em abundância que descem lentamente pela taça. Seus aromas demonstram mirtilo, cassis, ameixa, tabaco, terra molhada, cedro e um pouco de menta. Na boca é intenso, potente, carnudo. Realmente um vinho mastigável. Achei que o álcool superou um pouquinho a acidez e o tanino, talvez mais três ou quatro anos de garrafa esse triângulo álcool, tanino e acidez fique equilátero. Tem ótima acidez e taninos bem elegantes apesar de muito jovem ainda. É vinho pra esperar mais 10 a 15 anos pra atingir a perfeição. Um belo projeto da chilena Concha y Toro que eu aprovei e indico.
               E o preço? Não resta dúvida que é muito salgado o valor desse vinho, e pasmem o senhores estive pesquisando por todos os sites e o preço mais barato que achei foi aqui em Fortaleza. Pra mim é um vinho de confraria. E como eu defino um vinho de confraria? Rsrsrsrsrsr... Vinho de confraria é aquele com preço proibitivo no qual  entorno dele se reúnem cinco ou seis enófilos malucos por vinho e dividem o valor da garrafa só pra ter e prazer e a curiosidade de provar algo que sozinho dói muito no bolso. Rsrsrsrsrsr...
                Pra harmonizar pedi um fray rack de cordeiro no restaurante Cabana del Primo em Fortaleza.

PS. Cabaña del Primo
Rua Maria Tomásia503
(85)3244-3691


2 comentários:

Marcelo disse...

Boa noite Rômulo, Acabei de beber o de maipo 2008 syrah, ESPETACULAR! Vale cada centavo

Rômulo Lôbo disse...

Muito bom mesmo meu caro Marcelo...

Postar um comentário