sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Meiomi 2012, um Pinoir Noir americano de respeito.



Vinho : Meiomi Belle Glos
Tipo : Tinto seco
Safra : 2012
País : Estados Unidos
Região : Monterrey/Santa Barbara/Sonoma (Califórnia)
Produtor : Meiomi Wines
Casta : 100% Pinot Noir
Graduação : 14%
Onde Comprar : Total Wine (Orlando)
Preço : U$ 50,00 (preço em dólar)

                      Pinot noir, uma uva de difícil cultivo, gosta de clima frio, é a grande uva da Borgonha, mas ao longo dos anos vem se destacando em outros terrois principalmente nos Estados Unidos (Oregon e Califórnia), Nova Zelândia e Chile. Quando mal trabalhada origina vinhos diluídos, herbáceos e desequilibrados, porém quando é tratada com zelo atinge o exato equilíbrio e o resultado são vinhos excepcionais como este, Meiomi 2012.
                      Na taça vimos um vermelho rubi translúcido com lágrimas bem abundante. Seus aromas indicam violeta, cereja, morango, ameixa, mirtilo, cassis, anis, pimenta do reino e menta. Já deu pra notar a complexidade dos aromas desse vinho. Na boca perfeito, equilibrado, taninos macios (9 meses de barricas francesas), acidez bem elegante e álcool na medida certa. Um retrogosto muito longevo e bem agradável onde temos o morango a cereja e a ameixa como destaque.
                      Meiomi 2012 realmente um vinhaço, foi aberto junto com mais três cabernet sauvignon americanos e roubou a cena. "Deu de pau" nos três cabernets.
                      Pra harmonizar pedimos um carré de cordeiro no Restaurante Tango em Fortaleza, ficou perfeito. Parabéns ao amigo José Nilson pelo maravilhoso vinho que levou pra confraria.
                       Infelizmente procurei esse vinho aqui no Brasil mas não encontrei, então fica a dica se forem aos Estados Unidos passem na Total Wine (grande loja de vinho) e comprem umas garrafinhas deste néctar, é realmente dos Deuses.

PS. Notem que as uvas deste vinho foram colhidas de três terrois californianos distintos, Monterrey, Santa Bárbara e Sonoma isso nos dá uma idéia de como o enólogo Joseph J. Wagner caprichou na elaboração deste vinho. Meomi significa Costa na linguagem nativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário