segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Barolo Le Gramolere 1994 Magnum




Vinho : Le Gramolere
Tipo : Tinto seco
Safra : 1994
País : Itália
Região : Piemonte / Langhe / Barolo
Produtor : Giovanni Manzone (www.manzonegiovanni.com)
Casta : 100% Nebiolo
Graduação : 14%
Onde Comprar : Ville du Vin Moema (Moema/São Paulo)
Preço : R$ 800,00 ( Garrafa Magnum - 1500ml)

                      Barolo, é o nome de uma pequena cidade na zona de Langhe, no centro de Piemonte. O rei dos vinhos e o vinho dos reis. É desta maneira que os piemonteses sem muita modéstia, o classificam. Muitas vezes é um vinho  austero, difícil e complexo. Longe de ser um vinho pra iniciantes. Precisamos de algum treino para entender e apreciar corretamente um bom barolo. Manda a tradição que os barolos envelheçam na caves em grandes tonéis de madeira velha. Atualmente, alguns produtores mais modernos procuram tintos mais precoces, com bastante fruta, com passagem pelas pequenas barricas de carvalho, que não precisam envelhecer tanto e podem ser espetaculares. Hoje existe uma grande discussão entre o tradicional e moderno. O certo é que há vinhos maravilhosos em cada tempo e tudo não passa de uma questão de gosto pessoal. Portanto os que tem preferência pelo tradicional, devem esperar mais, já os que optarem pelo moderno, terão vinho prontos pra beber com menos tempo de garrafa. É só escolher o produtor certo e seu gosto será atendido.
                        Barolo Le Gramolere 1994 uma cor vermelho rubi translúcido com halo terracota, lágrimas em grande quantidade. Seus aromas são bem complexos no início notamos flores vermelhas e violeta em seguida couro, café e tabaco. Na boca espetacular, macio, taninos elegantes, acidez bem integrada com o álcool. Final de boca que lembra café e charuto com um retrogosto bem longevo.
                         Como diria os piemonteses este vinho está no ponto sendo assim torna-se "o vinho dos pensamentos". Pra tomar pensando nas coisas boas da vida, para filosofar e também para harmonizar com grandes assados. Na harmonização indico um filé ao funghi, vai bem com esse Barolo.
                          Comprei esse vinho para nossa confraria (Toru du Vin) assim saiu mais em conta em torno de R$160,00 pra cada. Todos os cinco confrades adoraram o Barolo. Realmente estava um espetáculo.

PS. Pela lei um Barolo deve envelhecer durante três anos nas adegas, dois dos quais na madeira. Os reservas só podem ser comercializados depois de cindo anos.

Ville du Vin
Rua Gaivota 1295
Moema - SP
(011) 5096-1283
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário