quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mouchão 2006





Vinho : Mouchão
Safra : 2006
Tipo : Tinto seco
País : Portugal
Região : Alentejo
Produtor : Herdadde do Mouchão
Casta : Alicante Bouschet e Trincadeira
Graduação : 14,5%

                       No Alentejo o clima é terrível, frio cortante no inverno e um calor tórrido no verão. Condiçoes que conspiram contra a vinha e que é de fundamental importância a interferência do homem quer nos cuidados com a vinha (irrigação), quer no uso de técnicas de controle de temperatura na elaboração do vinho propriamente dito.
                       É no Alentejo que a uva francesa Alicante Bouschet participa em grandes proporções dos melhores e mais tardicionais tintos da região e tem no terroir da Herdade do Mouchão seu grande aliado.
                       Mouchão 2006 um vinho de cor vermelho graná, com halo terracota, lágrimas em grande quantidades (ainda novo no visual). Nos aromas se destacam, cereja, ameixa, aniz, cassis, couro e café. Como vimos é realmente uma explosão de aromas, bem interessante esse Mouchão. Na boca, é muito equilibrado e elegante. Mesmo com seus 14,5% de álcool, pouco se nota a sua potência alcoólica. Acidez e tanino muito agradáveis, um retrogosto longo que lembra muito chocolate e café. Realmente um vinho diferente e especial, esse eu aprovei e indico.



                      Pra acompanhar escolhemos uma brusqueta de presunto de parma e mussarela de búfala de entrada e como prato principal um linguine a carbonara. A gordura do bacon combinou bem com a potência desse alentejano. Tudo isso no restaurante italiano La Bella Itália em Fortaleza. Pra mim o melhor italiano de Fortaleza disparado.



 Restaurante La Bella Itália
Av. Almirante Barroso, 812 Praia de Iracema, Fortaleza-CE
CEP. 60060-440
(85) 3219-2166

PS. O Mouchão estagia 24 meses em toneis de 5.000 litros de carvalho português, macauba e mogno e depois mais 24 a 36 meses em garrafa.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário