terça-feira, 30 de novembro de 2010

Voltando das férias

              

                     Resolvi tirar 12 dias de férias e aproveitei para unir o últil ao agradável. Sabedor de que o Congresso Brasileiro de Anestesiologia era em Porto Alegre, resolvi fazer turismo enograstronômico pela região Sul.
                    Tivemos oportunidade de conhecer alguns restaurante em Porto Alegre, dentre eles, o francês Chez Felipe (melhor francês, eleito pelo juri da Veja) e um de comida contemporânea, o Hashi Art Cuisine. Este, escolhido o melhor de comida variada, com uma culinária de influência francesa e oriental. É bem interessante. Em outra postagem, falarei com maiores detalhes da comida e dos vinhos que degustamos nesses restaurantes.
                   Em Gramado e Canela os restaurantes que mais se destacaram foram:  Belle du Valais um restaurante francês sofisticadíssimo, com obras de arte por todo o ambiente. Toda a louça e decoração é assinada pela sofisticada loja Giovanna Regali. A comida é excelente, uma carta de vinho, eu diria de boa qualidade mas, os preços um pouco salgados. Outro que nos chamou atenção foi o de comida mediterrânea, o La Table Dor Mediterranée, do simpático chefe Paulo Gradin. Carta de vinho das melhores que vi em Gramado, comida maravilhosa, decoração do ambiente impecável. Fica em frente ao espetáculo Fantástica Fábrica de Natal. Uma dica: ao chegar no espetáculo por volta de 21 horas, vá logo ao La Table Dor e reserve mesa pra depois do show. Caso contrário, vai ser difícil conseguir vaga. Ao final do jantar, o próprio Paulo Gradim (proprietário e chefe), foi educadamente nos levar ao hotel.
                   Fomos também  ainda em Gramado, ao Portugália. Restaurante de comida portuguesa. Destaca-se pela boa comida e boa carta de vinhos. Tem em sua adega, vinhos portugueses famosos como Barca Velha e o ícone espanhol Vega Cecília. O Portugália tem como diferencial, pegar os clientes nos hotéis de limousine (foto). A criançada adorou o passeio de limousine pelas ruas de Gramado! Os preços são bem em conta. Optei pelo menu degustação com uma entrada de bolinho de bacalhau e azeitonas, em seguida três pratos de bacalhau. Custa R$68,00 por pessoa e vale muito a pena. Tomei um Monte dos Cabaços Branco 2008.
                   O Le Petit Clos é outro destaque na cidade de Gramado, um restaurante meio francês meio suíço. Uma carta de vinhos bem interessante. Pedimos e aprovamos um fondue de carne na pedra (foto) para duas pessoas ao preço de R$92,00. Vem com dez tipos de molhos para temperarmos a nossa carne a gosto. Na sobremesa fomos de fondue de chocolate. Destaque foi a variedade de frutas: mamão, morango, maçã, melão, laranja, abacaxi, pêssego, banana e uva. Na minha opinião, esse foi o restaurante de melhor custo benefício que frequentei em Gramado. O vinho foi o Salton Talento 2006.
                  Em Canela, o grande destaque foi o restaurante Le Monde do chefe Floriano Spiess.  Fui a convite do amigo anestesiologista e enófilo Fernando Squeff Nora, que diga-se de passagem nos recebeu divinamente bem. Acolheu toda minha família. Ele e sua mulher Débora, (Cirurgiã Plástica) foram nota dez!
                   No Le Monde optamos pelo menu degustação. São servidos dez pratos, um verdadeiro show! Para harmonizar, iniciamos com um espumante rosê de uva baga do Luiz Pato (fantástico). Passamos para um vinho tinto argentino, Patrón Santiago Gran Reserva 2005 (Cabernet Sauvignon / Merlot / Syrah) e findamos com um Tocaj para acompanhar a sobremesa. Foi uma noite inesquecível. Detalhe, o elegante casal ainda nos cedeu a babá, que ficou com as nossas filhas na maravilhosa casa de serra dos amigos. A casa fica no chic complexo do Hotel Laje de Pedras em Canela. É realmente pra poucos! Ah! Detalhe, não deixaram eu pagar os vinhos.
              O casal Fernando Squeff Nora e Débora estão inaugurando uma Boutique de vinhos em Porto Alegre de nome Marchand du Vin. Serão revendedores exclusivos dos vinhos da Bodega Patrón Santiago. Vinhos de excelente qualidade e de um grande custo benefício. Tive a oportunidade de degustar o Patrón Santiago Reserva Malbec 2007 e o Patron Santiago Gran Reserva 2005. Aprovei e indico ambos. Falarei com mais detalhes desses vinhos nas próximas postagens.
            

3 comentários:

Edrisse disse...

Grande Rômulo,

antes de mais nada é um grande prazer reencontrá-lo, mesmo que virtualmente. O Remo já havia me passado o endereço do seu blog, mas ainda não tinha tido tempo de vir olhar.
Da próxima vez que for a Poa, não deixe de ir no Koh Pee Pee. É um tailandês fantástico.
O Belle du Valais é realmente um dos melhores restaurantes de Gramado. Na época do frio ainda mais, com a lareira permantemente ligada. Aliás, come-se muito bem por lá.
Vou ser mais assíduo por aqui...rs. Tenho um blog tb, mas tem tempo que não escrevo nada.

Abraços!

Marcus Edrisse

Fernando e Debora Nora disse...

Grande Rômulo
Ns verdade foi um grande prazer recebê-los aqui. O brigado pelo elogios!! Estamos sempre a disposição, pois a vida deve ser feita de momentos como os que passamos aqui. Forte abraço!! Até breve!!
Bons vinhos

francisco disse...

Ola Romulo. Gostei dessa dica do Le Monde. Parece muito bom. Aguardo sobre a reuniao da ultima segunda, que voce comentou. Abcs, Pimentel.

Postar um comentário