sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2006






Vinho: Quinta do Seival Castas Portuguesas
Tipo : Tinto
Safra : 2006
País : Brasil
Região : Campanha Gaúcha / RS
Castas : Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz
Preço : R$ 36,00
Onde Comprar : http://www.sociedadedamesa.com.br/



        Seleção do mês da Sociedade da Mesa, este vinho nacional da Miolo, é mais uma grata surpresa. Sua cor vai do vermelho rubi intenso ao púrpura. Quintal do Seival Castas Portuguesas tem um aroma adocicado de frutas em compota, morango, figo, ameixa, passas, também evidencia alguns aromas terciários de café e pão torrados e um pouco de couro. Tem estágio de 12 mêses em barricas novas de carvalho francês, isso faz dele um vinho macio e carnudo, apesar dos 14%Vol de álcool. Percebe-se pouco o álcool, tanto no nariz quanto na boca. A madeira soube muito bem domar a Tinta Roriz que compõe essa assemblage. Nota-se na boca muita fruta, longe de ser aquele vinho cansativo com gosto de guarda-roupa, só madeira. Tem um final de boca persistente com taninos presentes mas, muito palatáveis, mostrando que pode evoluir mais um pouco.
             Degustamos este excelente custo benefício na Praia das Flexeiras, na casa do amigo Marcus Borges. A harmonização foi um belo filé ao funghi e um parpadelli a bolonhesa. Foi muito bem. Acho que esse vinho vai bem com quase tudo que combina com  vinho tinto ou seja; confit de canard, pernil de carneiro, leitão assado, queijos maduros, etc.... Se quizer beba-o só, pois não é um vinho que pede comida, o que demonstra a sua maciez.
              Levei também o Miolo Castas Portuguesas para a confraria das terças, foi muito elogiado pelo Fernando Monte e pelo o Werton, que demoraram pra acreditar que era um vinho nacional e ficaram encantados com o preço.
              Em resumo, é um vinho eclético, barato, fácil de beber.  Alguns acham que já está no ponto certo. Eu acho que ainda pode evoluir mais, pelo menos uns quatro anos em garrafa. O difícil é olhar pra ele na adega e esperar três a quatro anos. Muitas vezes, é uma missão impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário