domingo, 20 de junho de 2010

Estônia, capital Talinn.



     Localizada no Nordeste da Europa a Estônia tem como capital a bela cidade medieval de Talinn. Patrimônio mundial da UNESCO é uma jóia da arquitetura medieval. Geograficamente a Estônia situa-se no mar Báltico ao Sul do Golfo da Finlândia. Possui cerca de 800 ilhas e uma área de 45.000 km quadrados.
     Esteve ao longo dos anos sob o domínio Russo e Sueco, obtendo sua independência definitiva em 1991 e em 1992 suas primeiras eleições presidencias. Tem como regime político o parlamentarismo e é uma república multipartidária.
     A Estônia tem sua ligações étnicas com os finladeses e os lapões. O país tem ligações históricas e culturais com os paises nórdicos, particularmente, a  Finlândia, Suécia e Dinamarca. É o mais sententrional dos paises Bálticos.
      Caminhando pelas ruas apertadas e tortuosas do centro hitórico de Talinn (capital) podemos  regressar ao passado tal o estado de conservação dos edifícios e monumentos dos séculos passados.
      Quanto a gastronomia,  é muito influenciada pelos vizinhos mais poderosos, ou seja, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Polônia e Rússia. De entrada destacam-se as sopas e pratos de carne com legumes, como pratos principais destacan-se enguias marinadas, carne de porco, chucrute, pão de cevada. Tivemos a satisfação de provar, carne de urso, alce e javalí ,todas assadas. Pra beber se destacam a cerveja local, provei e gostei, e a vódica. Sobre os vinhos, existe um vinho local de nome Hoogvein, é um vinho tinto.  Não tive a chance de degusta-lo, pois no restaurante que fui não tinha na carta e passamos pouco tempo em Talinn. Chegamos pela manhã e voltamos pra Helsinque à noite de barco.
     Sobre a carne de urso, o que temos a dizer é que é uma carne forte, gosto pronunciado e permanente, tenra, textura de carne de gado com sabor mais forte. Pede um vinho encorpado, no cardápio do restaurante que fomos eles indicavam um Amarone para hamonizar, pela dica nota-se como a carne é forte. Seguimos o conselho e nos demos muito bem.
PS. A foto é do portão nas muralhas de Talinn, esse que aparece de costas de casaco marron é o amigo Dr. João Abrão, coodernador do serviço de anestesiologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Um grande amigo que fiz nessa viagem, uma pessoa extremamente educada, um excelente companheiro de viagem.  Um vovô apaixonado. Ajudei-o a escolher um presente para a sua netinha. Um grande abraço ao amigo João Abrão !

Um comentário:

FERNANDA LOBO disse...

Eita amor, bombando o seu blog, né?! Ficou muito chic o novo layout!! Amei!! Bjs!! Te amo!! fernanda

Postar um comentário