quinta-feira, 24 de junho de 2010

Larentis Pinotage 2004



Vinho: Larentis
Tipo: Tinto
Safra: 2004
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos / RS
Produtor: Família Larentis
Castas: 100% Pinotage
Graduação : 12% Vol
Preço: R$ 20,00
Onde Comprar: http://www.vinhosnet.com.br/


A Família Larentis emigrada dos Alpes em 1876, escolheu o Vale dos Vinhedos para se estabelecer no Brasil e  vêm a três gerações na arte de fazer vinhos em sua Vinícola Villaggio Larentis. Foi a primeira vinícola a obter o selo de indicação de procedência do Vale dos Vinhedos.

     Hoje falaremos do Larentis 2004, um vinho de uva pinotage, casta que originou-se do cruzamento genético da Pinot Noir com a Cinsaut, realizado em 1925 pelo Prof.  Abraham  Perold  na Universidade de Stellenbosh, na África do Sul. Chmada de hermitage na África do Sul, é uma uva totalmente diferente das sua genitoras. No sul da França proporciona vinhos frutados, leves, de consumo rápido, com toques meio adocicados. Este exemplar brasileiro é mais concentrado, sendo um pouco diferente dos franceses.

     Este vinho foi um dos vinhos degustados pela confraria das terças no mês de junho. Levado pelo meu primo e amigo Werton Lôbo, que ganhou de presente de um paciente no natal do ano passado.Cor marron escuro quase telha, demonstrando evolução apesar de ter apenas 06 anos de garrafa. Longe de ser um vinho de guarda, talvez esteja no limite. Aroma de frutas vermelhas, senti muito café torrado, parecia adocicado,  não tinha muita complexidade mas agradava. Na boca macio, taninos suaves, mas com uma passagem rápida pela boca, não impressiona muito.

     Achei que esse vinho desconhecido fosse ser muito desagradável mas, foi uma bela surpresa, é claro que não tem lá muita complexidade, mas pra tomar comendo uma bela pizza de calabresa, ou mesmo uma marguerita cai muito bem. Ah! Tem mais, nesse preço não dá pra querer muito mais do que isso. É de fato e de direito um excelente custo benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário