sábado, 27 de março de 2010

Em homenagem ao amigo Marcos Vieira.


Há uma semana o amigo Marcos Vieira, cirurgião com quem trabalho, perguntou se eu já tinha degustado algum vinho de uva GEWURZTRAMINER, pois ele tomou um de origem chilena e gostou muito.
Em homenagem ao amigo resolvi escrever algumas palavras sobre esta uva que apesar de desconhecida para os leigos, nos proporciona fortes emoções quando bebemos.
Apesar de ser o nome de uva mais frequente escrito errado no mundo, essa uva é fonte de brancos saborosíssima, fáceis de beber e uma excelente pedida para quem qer iniciar degustando brancos ou mesmo para os que querem começar no mundo da enofilia. Seus bagos tem uma cor rosada e se destaca por ser a mais aromática das uvas, contudo não é muito flexível na harmonização com comida.
O fato de ser tão perfumada confunde o cosumidor, que muitas vezes, imagina um vinho leve e adocicado, mas é sempre encorpado e seco.
A casta, teve sua origem na Traminer, encontrada inicialmente na região de Tramin,onde hoje se situa o Tirol italiano. Depois se espalhou pela alemanha, Alsácia e, mais recentemente chegou ao Novo Mundo.(Nova Zelândia,Chile Argentina e Sul do Brasil)
Apesar de o GEWURZTRAMINER ser conhecido principalmente como branco seco, estilos semi-seco e doce, são produzidos, da mesma forma que os Riesling, em anos excepcionais.
Sua harmonização com queijos fortes é uma boa pedida, caracteriza-se por ser um dos poucos vinhos que aguentam queijos bem amadurecidos e pungentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário