segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sixteen by Twenty 2099


Vinho : 16 X 20
Tipo : Branco seco
País : EUA
Região : Sonoma Coast - Califórnia
Produtor : Sixteen by Twenty wines
Casta : 100% Chardonay
Graduação : 14,8%
Onde Comprar : Total Wine Orlando

                             Pra quem gosta de chardonay madeirado esse californiano é um prato cheio. Indicado pela vendedora da Total Wine de Orlando, custou cerca de U$ 29,00 e foi um dos mais caros vinhos brancos que comprei na minha viagem à Flórida em outubro passado.
                            16 X 20 é fermentedo em barricas de carvalho francês 50% novas e envelhece 12 meses em barricas também francesas, o que torna esse chardonay bem estruturado e potente. No visual notamos um amarelo ouro com grande quantidade de lágrimas bem viscosas e lentas. Seu aromas nos traduzem mel, manteiga, abacaxi em caldas, pera, pêssego e até lima. Na boca elegante apesar dos 14,8% de álcool é bem equilibrado e com uma acidez bem interessante. Muito agradável na passagen por boca, nada daquele amargor final que alguns chardonays nos oferecem. Pra hormonizar sugiro, bacalhau entre rios ou um polvo a lagareiro ambos do João do Bacalhau em Fortaleza.

PS. Lembrem-se que os chardonays com passagem por madeira pedem pratos de frutos do mar e peixes mais estrtuturados, tipo bacalhau ou um peixe no molho de creme de leite e até reduções a base de nozes, aroma muito comum nos chardonays que evelhecem em barricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário