segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Château Mouton-Rothschild 1975... Confesso que bebi...

'

Vinho : Mouton - Rothschild
Tipo : Tinto seco
Safra : 1975
País : França.
Região : Bordeaux - Haut Médoc - Pauillac
Produtor : Château Mouton Rothschild
Castas : Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot

        Tudo era apenas uma brincadeira que foi crescendo e crescendo... Foi assim que começou nossa confraria a TOUR DU VIN em Fortaleza. Composta por 5 membros, 2 profissionais liberais (médicos), 2 empresários e 1 funcionário público, todos loucos por vinhos. Para comemorar um ano de existência resolvemos brindar nosso natal com um dos Premiers Cru e o escolhido foi o Chateaux Mouton Rothschild.
        Para adquirir a tão sonhada garrafa, o nosso companheiro Alessandro Arruda participou de um leilão via telefone na CHRISTIE'S, conseguindo portanto este tesouro safra 1975. Depois de enviar a foto ao produtor e confirmar a veracidade do produto compramos o Mouton Rotschild 1975.
       Marcamos a degustação no restaurante Sah em Fortaleza cujo proprietário o nosso amigo português Marcos Gil acabara de ser eleito pelo juri de Veja Fortaleza o melhor chefe de cozinha em 2011.
       A garrafa foi aberta pelo Alessandro com um saca-rolha de lâmina o que chamamos na liguagem popular de salva garçon. Foi realmente trabalhoso, a rolha quedrou, mas o confrade conseguiu recuperar o pedaço deixado sem que caísse na garrafa. Decantamos apenas para evitar a borra já que por orientação do próprio somellier da Mounton Rothschild tínhamos que tomar logo o vinho. "Nada de muito tempo no decanter, pois se trata de um vinho muito frágil pelo tempo de evolução", disse o renomado somellier.
       Sua cor era vermelho, entre rubi e terracota com halo marron. Esperava um vinho com uma cor bem mais evoluida, mas realmente me surperendeu. No nariz uma complexidade de aromas tostados, especiarias (pimenta) e chocolate. Por incrível que possa parecer ainda nos remetia a frutas negras tipo ameixa e amora. Nunca imaginei que um vinho com 36 anos pudesse ter alguma coisa de fruta nos seus aromas. E na boca? Ah, na boca... Estupendo, elagante, soberbo e o mais surpreendente, AINDA SE SENTIA OS TANINOS !!!! Como que pode um vinho de uma idade desta ainda se sentir os taninos? É realmente um bordeaux de uma potência interminável. Seu retrogosto é infinito e no final de boca sentimos, café e chocolate.
      O que eu tenho a dizer é que esse emblemático Bordeaux é simplesmente fascinante e fenomenal. E pra harmonizar?  Pra harmonizar optamos por nada! Ou vocês acham que eu ia misturar esse vinho maravilhoso com algo. Esse merece ser reverenciado é sozinho.

PS. Rômulo lôbo, Alexandre Landim, Alessandro Arruda, Marcus Vale e Danilo Arruda, esses são os membros da nossa confraria (TOUR DU VIN).
          

2 comentários:

Fabiana Gonçalves disse...

Parabéns pela degustação memorável!

Anônimo disse...

Obrigado Fabiana.
Rômulo Lôbo.

Postar um comentário