sábado, 26 de março de 2011

Pommard 2006


Vinho : Pommard
Tipo : Tinto seco
Safra : 2006
País : França
Região : Borgonha
Produtor : Geisweiler (comerciante)
Casta : 100% Pinot Noir
Preço : R$55,00
Onde Comprar : Parque Recreio
                   
                          Pommard é uma comuna da Borgonha conhecida por produizir tintos de bela potência e ótimo corpo, portanto vejamos a minha avaliação desse tinto que leva o nome da região.
                          Mais uma vez me surpreendo com a honestidade de um vinho adiquirido no Free Shopping Parque Recreio em Fortaleza. Esse realmente veio pra acabar com o mito de que vinho francês no Brasil, só é bom quando é caro.
                          Pommard 2006, no visual apresenta-se vermelho rubi com halo terracota, lágrimas bem presentes e espessas. seu aromas nos fazem lembrar frutas vermelhas tipo framboesa, morango bem maduro e cereja. Nota-se também aromas terciários de torrefação como pão, café torrado e até um pouco de pimenta preta no final. É um vinho bem complexo no nariz, típico de um verdadeiro pinot noir da Borgonha. Só mesmo no terroir da Borgonha é que a pinot noir apresenta essa complexidade. No paladar o tanino, a acidez e o álccol estão bem integrados, em perfeita harmonia. Seu retrogosto é  demorado e dura em torno de 20 segundos. Muito elegante e macio na boca.
                          Pela sua complexidade esse vinho não fará feio junto com um belo pernil de carneiro. Eu harmonizei com costelinhas de porco caramelizadas. Ficou muito bom. Aprovei e indico muito.
                      
                       

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudaçoes Vínicas, caro Rômulo!

Grato novamente pela lembrança e publicação desta sua análise. Certamente apreciamos muito quando um vinho é bem avaliado, especialmente pois nos lembramos das degustações iniciais para aprovação do produto, até os momentos de dificuldades alfandegárias e finalmente liberação da mercadoria.
Então como um pouco "pai" destes vinhos fico feliz que tenhas aprovado e indicado!

Paulo Elias

Rômulo Lôbo disse...

Paulo, voc6e está se tornando um grande garimpador de vinhos. Parabéns e sucesso.
Abraço, Rômulo Lôbo.

Postar um comentário