quinta-feira, 3 de março de 2011

Aula-Degustação na Expand Fortaleza



             O tema foi Bordeaux, a palestrante Germana Cruxên, uma gaúcha que passou sua infância em Fortaleza, morou na Fraça 20 anos, onde aprendeu a gostar de vinhos. Hoje de volta à terra do sol, proferiu palestra na Expand sobre um dos seus maiores prazeres, os vinhos de Bordeaux.
              Inicialmente falou um pouco da história do vinho na França, depois sobre as regiões e chateaux de Bordeaux com destaque para a classificação de 1855. Em seguida foram servidos os vinhos. Uma palestra bem interativa, informal,  unindo teoria e prática. Nem notei as duas horas de conversa se passarem.
              Foram quatro vinhos começando com um branco e fechando com um tinto produzido por Clarence Dillon Wines (este domaine pertence a Roberto de Luxemburgo o mesmo proprietário do Chateau Haut Brion), o Clarendelle 2004. Será que Posso dizer que é o terceiro tinto do Haut Brion? Acho que posso sim. Um corte com 80% Merlot , 11% Cabernet Franc e 9% Cabernet Sauvignon.
              Clarandelle 2004, no visual se apresenta com lágrimas espessas e abundantes, cor vermelho rubi com halo terracota. No nariz bem complexo, notamos frutas negras (ameixa,amora), café, couro e chocalate e tabaco. Na boca bem elegante, acidez bem integrada com o ácool, retrogosto longo que nos remete também a café e chocolate. Um vinho inteiro do primeiro ao último gole.
               Esse vinho você pode harmonizar com um bom filet ao molho de pimenta verde. Sugiro também uma picanha de pato e até mesmo uma codorna recheado com bacon, farofa e passas.
               Parabéns aos amigos da Expand Fortaleza pelo evento e a Germana Cruxên, The Lady of Wine.
              AH! Já ia esquecendo. Quem quiser comprar esse belo caldo bordalez, tem pra vender lá mesmo na Expand e custa R$ 130,00. Digo apenas que para um Haut Brion, o preço tá convidativo.

PS: Quem quiser contactar Germana Cruxên para eventos enológicos, palestra e degustações veja Email e telefones de contato abaixo.
GERMANA CRUXÊN
Fone: (85) 32267120 / 91335990
Email: theladyofwine@gmail.com
Blog: http://theladyofwine.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário