terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Saint Clair Omaka Reserve Pinot Noir 2007


Vinho : Saint Clair Omaka Reserve
Tipo : Tinto Seco
Safra : 2007
País : Nova Zelândia
Região : Marlborough
Produtor : Saint Clair Family Estate
Casta : 100% Pinot Noir
Graduação : 13%
Onde Comprar : IGT (Fortaleza-CE)

                          A Nova Zelândia é um país formado por duas ilhas, a Ilha Norte e a Ilha Sul como são denominadas. A riqueza do vinhedo neozelandês está entre o sul da Ilha Norte e no norte da Ilha Sul, mais precisamente entre Northland (Ilha do Norte) e Otago (Ilha do Sul).
                          Saint Clair Omaka Reserve Pinot Noir 2007 é um vinho proviniente do Norte da Ilha do Sul, da região de Marlborough. Marlborough é a região mais extensa da Nova Zelândia com 42% dos vinhedos. Além da pinot noir faz sucesso também por lá a sauvignon blanc e  seus espumantes são considerados os melhores do país.
                          Saint Clair Pinot Noir 2007, tem cor vermelho rubi claro, com lágrimas bem presentes, viscosas e bem próximas. Seus aromas são de cereja, viloleta, frutas vermelhas em calda (morango). Chama atenção também pelas notas de tostados e cogumelos, detalhe que só se observa nos grandes pinot noir. Na boca elegantíssimo, taninos bem integrados, macios, acidez perfeita e retrogosto dos mais demorados.
                         Cofesso que nunca fui muito adepto da pinot noir, não gosto muito da leveza que cerca os vinhos desta casta, mas ultimamente tenho me surpreendido com esta uva. Os últimos três vinhos de uva pinot noir que abri me agradaram bastante.
                         A harmonização inicialmente foi queijo brie e camembert, depois um filé com fungi. Mais um belo caldo que eu aprovei e indico muito.
                         Ganhei esse vinho do meu amigo que no passado chamava de tio (por ser um amigo irmão do meu falecido pai) Dr. Flávio Leitão, por isso não me perguntem o preço.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário