sábado, 10 de abril de 2010

A Rainha das Uvas Tintas.

     Somente as uvas da espécie, denominada Vitis vinifera, fornecem vinhos de boa qualidade. Ela possui numerosas variedades que se destacam dependendo de onde são plantadas ou seja dependem do  terroir. Dentre as inúmeras espécies de uvas tintas e brancas uma merece atenção especial, é a CABERNET SAUVIGNON, denominada por muitos a rainha das tintas, grande parte do seu prestígio vem da fama dos tintos de Bordeaux, especialmente de uma região chamada Médoc ( margem esquerda do rio Gironde), onde a cabernet reina.
   Em 1997, ocorreu uma descoberta, graças à analise do DNA realizada pela equipe da Dra. Carole Meredith, da Universidade de Davis na Califórnia. Ela revelou que, curiosamente, a nobre uva tinta francesa Cabernet Sauvignon se originou há cerca de 300 anos do cruzamento da uva tinta Cabernet Franc com a branca Sauvignon Blanc. Esta uva  tem  bagos escuros e pequenos,casca espessa, o que representa também uma proteção extra contra as pragas, quando não amadurece bem, os componentes herbáceos são acentuados, assim como eventual amargor e adstrigência. É uma uva de ciclo vegetativo tardio, prefere climas temperados, e mesmo quentes, às regiões frias. Suas marcas registradas são a cor escura, os aromas de pimentão, a boa estrutura e a facilidade de integração com o carvalho.
    Na adega sua performance é múltipla. Pode brilhar sozinha, como nos varietais do Novo Mundo, ou comandar o show com outras variedades, como acontece em Bordeaux. Na América do Sul é conhecida pela produção de Cabernet Sauvignon de boa relação qualidade preço. Vinhos cada vez melhores estão vindo do famoso vale do Maipo (Chile) e no Vale do Uco (Argentina). Na Itália tem se dado bem, na sua forma varietal, no Piemonte e na Toscana, na Austrália, se mostra potente, complexa e com rica estrutra, destaque para as regiões de Coonawarra,  Borossa Valley e Adelaide.
   A Cabernet Sauvignon é a casta perfeita para os iniciantes no mundo do vinho tinto, seu prestígio também está nas suas qualidades intrínsecas, como aromas de cassi e pimenta, cerejas negras e grafite, e corpo geralmente gerneroso, com acidez equilibrada. É a cepa que melhor se adapta à evolução em garrafa, transformando sua fruta inicial em uma profunda complexidade aromática e gustativa.
  Um cabernet clássico, com especiarias e encorpado, precisa de comida com as mesmas características, (aqui vale a harmonoização por semelhança) como, um cordeiro ou um bom bife grelhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário