quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O duelo de gigantes... Antinori X Frescobaldi


 


       Nas minhas garimpagens enológicas desta vez no supermercado SAM'S CLUB encontrei dois vinho básicos italianos (supertoscanos) de dois produtores emblemáticos de grande prestígio mundial. Comprei os dois vinhos já sabendo que apesar de pertencerem a grandes produtores eram vinhos básicos, pra se beber no dia a dia.
      Por se tratar de grandes produtores resolvi também esperar a  oportunidade pra abrir os dois ao mesmo tempo e compara-los harmonizando com pizza. Sim, pizza, iguaria italiana que combina perfeitamente com os básicos da toscana.

        O local foi a bucólica Guaramiranga (região serrana a 100Km de Fortaleza), na pousada do Tutuca, fizemos um festival de pizzas protagonizado pelo meu cunhado Lula ( Luiz Antônio Matos Brito Jr) e filho  do proprietário da agradável pousada, o nosso sempre simpático Tutuca. Com os ingredientes em mãos Lula mostrando sua criatividade e botando literalmente a mão na massa.


     Com o forno em chamas aguardando a temperatura ideal  fomos abrindo os vinhos... Primeiro o Rèmole 2010 de Marchesi de Frescobaldi um blend de cabernet sauvignon e sangiovese de cor rubi com lágrimas abundantes, que deixou muito a desejar nos aromas. O vinho quase não abriu, depois de muito esperar deparamos com algumas notas de café e cedro, nada de frutas. Na boca é um vinho com boa acidez, notamos um pouco de álcool além da conta, porém os taninos eram elegantes. Vimos portanto algum desequilíbrio no triângulo, álcool, acidez e tanino.O álcool roubou a cena.
    O segundo vinho também supertoscano básico foi o Santa Cristina 2010 de Antinori, um blend de merlot e sangiovese. No nariz seu aroma foram bem amplos, complexos, com notas de couro, tabaco, café torrado e frutas negras. Na boca bem elegante, ótima acidez (pede pizza), álcool bem integrado e taninos bem notados porém palatáveis.
     Como vimos acima, no duelo dos Marchesi,  Antinori levou a melhor...

PS. Os vinhos custaram R$59,00 cada.







4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica para o carnaval na serra também vou comparar o Frescobaldi safra 2009. Um grande abraço Rômulo e por sinal maravilhoso Porto safra 1977 que vc nos ofereceu ontém na ACAV.
Nilson

Rômulo Lôbo disse...

Valeu, Nilson... Melhor você comprar o Antinori, foi ele quem ganhou o duelo. Rsrsrsrs...

Anônimo disse...

Romulo o Pedro Gomes de Matos esteve com voce hoje e falou sobre o seu blog.Acabei de entrar,adorei e por coincidencia conheço demais o Tutuca pois sou prima da Cleide sogra da sua irmã! parabens pelo blog amo vinho e as dicas são maravilhosas! Naura Franco

Manolo Malpartida disse...

Boa tarde Rômulo,

fiquei curioso por aquele Rèmole do Marchesi de Frescobaldi. O ano passado tivemos a oportunidade de beber um Nipozzano Chianti Rúfina e se por aqui se pode encontrar um vinho base dessa bodega vai ser uma boa experiência -eu acho-, embora tenha perdido o duelo com o Santa Cristina que me parece já vi por aqui no Curitiba, só tenho que conferir se é ao mesmo preço.

Parabéns pelo blog, que conheci através do blog do Baruki.

Abraço,

Manolo

Postar um comentário