quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cortes de Cima 2009



           No último dia 19 o restaurante Parque Recreio foi sede de concorrida degustação de vinhos da vinícola Alentejana Cortes de Cima. Na ocasião o empreendedor e amigo Paulo Elias apresentou um dos enólogo da vinícola, o simpático Hamilton Reis que discorreu sobre os objetivos do projeto Cortes de Cima e também comandou a prova de cinco vinhos, um branco e quatro tintos.


           Apesar de terem sido abertos vinhos ícones como o cobiçado Icógnito, na minha humilde opinião o grande destaque da noite foi um vinho mais simples... Simples é lógico se nós olharmos para o lugar que ele ocupa na hierarquia da vinícola, porém se considerarmos o fator custo benefício, ele se torna imbatível. O vinho que roubou a cena foi o tinto Cortes de Cima 2009.
          
Vinho : Cortes de Cima
Tipo : Tinto seco
Safra : 2009
País : Portugal
Região : Alentejo
Produtor : Cortes de Cima
Graduação : 14%
Castas : 48% Aragonez (tempranillo), 39% Syrah, 6% Petit Verdot, 3% Cabernet Sauvignon, 2% Touriga Nacional, 2% Alicante Bouschet
Onde Comprar : Free Shopping Parque Recreio (Fortalea-CE)

          Cortes de Cima 2009 tem cor vermelho rubi intenso halo terracota e lágrimas em grande quantidade. Nos aromas é muito complexo, apesar ser um 2009 está bem elegante, talvez pelos 12 meses de carvalho francês (80%) / carvalho americano (20%). Nota-se frutas negras maduras tipo ameixa e mirtilo, consegue-se sentir também frutas vermelhas tipo morango bem maduro quase passado. Suas notas terciárias de couro, tabaco, cedro e chocolate foi o principal destaque. Na boca bem elegante não se percebe os 14% de álcool e como diria o amigo médico urologista e somelier Paulo Marcelo Acyoli o triâgulo formado pelo álcool, acidez e taninos está bem equilátero.

          Desta vez por se tratar de degustação não harmonizamos com nada, mas indico para este alentejano uma bela codorna ao funghi, um magret de pato ou mesmo um suculento T-bone no forno. (foto acima).

PS. Desta vez vou ficar devendo o preço, quem se interessar é só conferir nas lojas Free Shopping Parque Recreio em Fortaleza.

Free Rui Babosa
AV. Rui Barbosa 2727 - Aldeota - 60115-222
Fone : (85)3535-1122 / 3246-0215



             
          

6 comentários:

Unknown disse...

Caro Rômulo,

Obrigado pela presença no evento e divulgação. Passarei o link de seu blog para os que realizaram o evento. Degustação objetiva, onde pudemos ver o profissionalismo dos envolvidos no projeto.

Em 2013 certamente teremos outros eventos como este, e espero contar com sua participação novamente!

Abraço,
Paulo Elias

Rômulo Lôbo disse...

Será um prazer Paulo... Abraço.

Estação Bar-Restaurante disse...

Será um prazer recebe-lo no Estação Sul Bar - Rua João Regino, 500 - Agua Fria.

Flavio Vinho Bão disse...

Caro Rômulo,
Ainda não experimentei o Cortes de Cima 2009, mas o 2005 que bebi estava excelente. É um vinho muito rico e que oferece muito pelo preço.
Abraços,
Flavio

Rômulo Lôbo disse...

Obrigado, Estação Sul - Bar.

Rômulo Lôbo disse...

É verdade Flávio Henrique Silva.
Abraço, Rômulo Lôbo.

Postar um comentário