segunda-feira, 25 de abril de 2011

Parallèle 45


Vinho : Parallèle 45
Tipo : Branco seco
Safra : 2009
País : França
Região : Cotes du Rhône (Hermitage)
Produtor : Paul Jaboulet Ainé
Castas : 50% Grenache Branco, 20% marsanne, 20% viongner, 10% bourbonlenc
Graduação : 13%
Onde comprar : Adega Don Maximiniano (Joinville-SC)
Preço : R$ 110,00

                               Produzido numa região onde os tintos predominam, o Parallèle 45 branco é um vinho que se destaca pelo seu equilíbrio e refrescância.  É vinificado em tanques de aço inox e 50% desse vinho estagia em cubas de carvalho por 3 meses.
                               Cor amarelo palha, límpido, cristalino, lágrimas presentes em grande número, bem próximas umas das outras, com aquele visual viscoso. Seus aromas nos remetem a flor de maracujá, abacaxi, maçã verde e carambola . Na boca, equilibrado, sua acidez é bem integrada com o álccol. Muito bom pra se beber nesse clima quente do meu Ceará. No final de boca predomina o frescor e a acidez.
                               Harmonizei esse francês com lagosta grelhada, temperada somente com um pouco de manteiga e molho de alcaparras em pequena quantidade. Eu mesmo fiz. Tudo isso teve como cenário a bucólica Guaramiranga-CE. O local ?  A belíssima casa dos amigos Danilo Aruda e Luciana. Foi um feriadão de semana santa maravilhoso.

PS: Sobre a Adega Don Maximiliano...  É uma vinoteca situada em Joinville, muito bem estruturada com uma variedade grande de rótulos, um atendimento nota dez e preços bem convidativos.

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário