terça-feira, 21 de junho de 2011

Barolo Pio Cesare Ornato 2003. Pra beber de joelhos.


Vinhno : Barolo Pio Cesare Ornato
Tipo : Tinto Seco
Safar : 2003
País : Itália
Região : Piemonte (Serralunga d'Alba)
Produtor : Pio Cesare
Casta : 100% Nebiolo
Graduação : 14,5%
Onde Comprar : Deacanter
Preço : R$ 452,25

                              Este vinho foi oferecido  no último encontro hendonístico da ACAV (Fortaleza) pelo acaviano e amigo Alessandro Pontes. Um vinho produzido com vinhas de 30 anos em média, envelhecido 70%  em barricas novas francesas e 30% em "botis" ( barris de 2000 a 5000 litros) por 36 meses.
                             Elaborado somente em anos excepcionais, este  italiano recebeu 95 pontos da WS e 92 pontos do RP. Um caldo muito correto, equilibradíssimo e persistente.
                             Cor vermelho rubi com halo terracota, lágrimas viscosas e abundantes. No nariz um boquê maravilhoso, tabaco, couro, café, frutas negras, chocolate e especiarias. Na boca, elegante, taninos bem integrados, álcool na medida certa e final de boca bem longevo.
                              Como já citei anteriormente, esse italino do Piemonte (Serralunga d'Alba) foi um "presentaço" do Alesandro aos amigos da confraria que compareceram ao grande encontro dos acavianos no Restaurante Medit em Fortaleza. Pra harmonizar com este fantástico vinho pedi um risoto de rabada que segurou perfeitamenta a pontência deste Barolo.  Parabéns ao Alessandro pelo belo vinho e ao restaurante Medit na pessoa do amigo Maurício (Presidente da ACAV e proprietário do Medit) pelo belo prato. Realmente um momento pra ficar na história da ACAV.

Um comentário:

Postar um comentário