Vinho : Porto Krohn
Tipo : Fortificado Tinto
Safra : 1966
Engarrafado : 2006
País : Portugal
Região : Douro
Produtor :Wiese & Krohn
Castas : Touriga nacional, tinta roriz, tinta barroca,tinta cão e touriga franca.
Porto Krohn Colheita 1966 (engarrafado em 2006) foi o destaque das alegorias e adereços deste carnaval 2013. Um visual alaranjado bem característico da oxidação dos 40 anos de casco, seu aromas transmitem toda a tipicidade de um porto evoluído, temos nozes, avelã, nutela e castanha. As frutas secas predominam no olfato. Na boca simplesmente maravilhoso, elegante, sedoso, acidez ótima, álcool no ponto, um verdadeiro nectar. Inesquecível esse porto oferecido pelo amigo Marcus Borges o nosso anfitrião do carnaval.Um final de boca longo e inesquecível.
Porto colheita é um tipo de vinho do Porto que envelhece em cascos de madeira de quase 600 litros por no mínimo sete anos. Suas uvas são provenientes de uma mesma colheita indicada no rótulo. São engarrafados a medida que o produtor acha necessário, portanto podemos ter Portos com mesmo ano de colheita e diferentes anos de engarrafamento, caracterizando vinhos bem diferentes. É certo que quanto mais tempo de barrica (casco) mais apurado fica o vinho e mais salgado é seu preço.
Temos no rótulo de um Porto colheita duas datas, a da colheita que se destaca mais e a do seu engarrafamento, isso nos diz quanto tempo ele permaneceu nos cascos. São sempre feitos com uvas de uma mesma safra sem a seleção rigorosa dos vintages e dos late botled vintage, portanto sua qualidade está na maturação em madeira e em geral são produzidos todos os anos.
São vinhos chamados de vinhos de aniversário devido ao fato de muitas vezes escolhermos vinhos que tenha a data da colheita coincidindo com a data de nascimento do aniversariante. Combinam com foie gras, sobremesas a base de chocolate e com um belo charuto. O que escolhemos foi um Partagas black-label máximo, acho que ficou bem a altura deste porto estupendo.
PS: Estamos falando de um Porto Colheita 1966 segundo os especialistas ano de excelência para o vinho do Porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário